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Dúvidas Frequentes
Como posso pagar mais barato na conta de energia sem instalar placas solares?
Com a Lei 14.300/22, você pode gerar sua própria energia por meio de usinas solares arrendadas, através de uma associação ou consórcio. Assim, os associados ou consorciados, em vez de instalarem placas solares em seus telhados, geram energia de forma compartilhada, rateando os créditos gerados entre as unidades consumidoras.
Neste processo, a FIT cuida de tudo: você só precisa realizar o cadastro, enviar a documentação e a FIT, junto à distribuidora, insere seu endereço na associação.
Com isso, você consome energia limpa e mais barata.
A economia é aplicada no valor final da conta de energia?
Por se tratar de geração própria de energia, a economia de até 15% incide sobre a energia que é compensada/abatida do seu consumo, da mesma forma que ocorreria se tivesse placas instaladas no seu telhado.
Os encargos, como a taxa de iluminação pública e a taxa de disponibilidade, não geram economia, pois a distribuidora continua sendo responsável por disponibilizar essa energia em sua residência ou comércio, e a iluminação pública é repassada à prefeitura.
Por exemplo: Se o seu consumo em determinado mês foi de 2.000 kWh e sua ligação é bifásica, a taxa de disponibilidade é equivalente a 50 kWh, de forma que a energia compensada/abatida é de 1.950 kWh. Nesse cenário, a economia será percebida sobre os 1.950 kWh.
Haverá troca de titularidade da minha conta de energia?
Sim, nos termos do art. 3º da Lei 14.300/22 (Marco Legal da Geração Distribuída), a titularidade da conta de energia será transferida para a FIT.
Todo esse processo é feito pela FIT junto à sua distribuidora, e é por esse motivo que você não precisará se preocupar com o pagamento de duas faturas pagar, recebendo apenas a conta de energia da FIT.
Essa mudança tem como objetivo proporcionar mais praticidade no pagamento e transparência na visualização do seu consumo e da economia gerada.
Quando começa a minha economia?
Assim que você aderir à FIT e a troca de titularidade for concluída junto à distribuidora de energia, a sua economia começará já na primeira fatura emitida pela FIT.
Quando vou receber minha primeira fatura FIT?
Após a troca de titularidade, a primeira fatura pode levar até 60 dias para ser gerada, devido ao ciclo de medição da distribuidora.
A energia continuará sendo fornecida normalmente e, assim que a fatura da FIT estiver disponível, ela será enviada por e-mail, WhatsApp e ficará acessível no app da FIT Energia.
Quem pode ser cliente da FIT?
Pessoas físicas e jurídicas que sejam titulares de uma conta de energia, seja residencial, comercial, rural, em imóvel próprio ou alugado, com um consumo superior a R$ 250.
Já sou cliente e fiquei sem energia. O que faço?
A qualidade e a responsabilidade da entrega da energia gerada continuam sendo da distribuidora, mas a FIT intermedia a comunicação com a distribuidora para você.
A FIT tem atendimento prioritário e humanizado 24 horas todos os dias. Você pode comunicar a interrupção de fornecimento de energia por ligação ou WhatsApp através de número 0800 600 0064 ou no app da FIT Energia